18 de janeiro de 2023 direito empresarial
Toda especialização na advocacia é uma área importante e o advogado empresarial não foge dessa premissa. Atuando como advogado em Brasília, muitas pessoas me perguntam: o que realmente faz um advogado empresarial? Ele necessita de especialização? Quais áreas ele atua? O que devo saber antes de contratá-lo?
Dessa forma, resolvi escrever este artigo no intuito de ajudar os leitores na contratação de um advogado especializado em direito empresarial. Então mantenha o foco e continue lendo.
O advogado empresarial é um profissional especializado no direito comercial e de empresas. Ele é capaz de ajudar empresários a enfrentarem desafios legais e regulatórios, além de contribuir para a proteção e crescimento dos negócios, atuando tanto de forma repressiva quanto preventiva.
Não há exigência de título específico para que um advogado possa atuar na área empresarial, embora a especialização possa ser vantajosa para o advogado em termos de conhecimento e habilidades da área, além de ser uma forma de se diferenciar no mercado.
Alguns advogados podem optar por fazer cursos de especialização, mestrados e doutorados para aperfeiçoamento.
Como dito, um advogado empresarial é fundamental para garantir a saúde jurídica de uma empresa, ajudando no seu crescimento e sucesso. Ele auxilia na prevenção de problemas legais e regulatórios, além de lidar eficazmente com os desafios legais quando eles surgirem.
As áreas mais demandadas por um advogado que lida com empresas são:
Uma das principais áreas de atuação do advogado empresarial é o direito societário. Sua função é ajudar empresas a cumprirem todas as exigências legais relacionadas à sua constituição, incluindo a elaboração de estatutos, registro de empresas e até mesmo exclusão de sócios.
O advogado empresarial especializado em direito societário também auxilia empresários a lidarem com questões relacionadas ao capital social, bem como com negociações e elaboração de contratos comerciais.
A área de fusões e aquisições de empresas também deve ter um assessoramento pelo advogado empresarial. Nessa vertente, o profissional auxilia a avaliar riscos, proibições legais e a negociar termos e condições.
Além disso, o advogado empresarial ajudará empresas a protegerem sua propriedade intelectual, incluindo marcas comerciais, patentes e direitos autorais. O serviço engloba assessoria para registrar essas marcas/patentes e proteção contra suas violações.
Compliance é outra área na qual o advogado de empresas atua. O profissional faz o acompanhamento de questões relacionadas à privacidade, meio ambiente e ética empresarial, auxiliando os empresários a lidarem com investigações e processos legais relacionados a questões regulatórias.
Litígios empresariais são os entraves provocados em uma relação comercial ou de empresas. O advogado empresarial atua nessas demandas tentando solucionar de forma pacífica (acordo) a demanda ou mediante ações judiciais específicas.
O advogado empresarial auxilia empresários com financiamento e estruturação do negócio em si, através da obtenção de empréstimos, investimentos, reestruturação tributária e planejamento fiscal, sempre observando os termos da negociação, elementos do contrato e demais itens que podem afetar a empresa.
Concorrência desleal e proteção de marcas comerciais também são áreas importantes de atuação do advogado empresarial. Ele é responsável por ajudar as empresas a lidarem com questões de concorrência desleal e protegerem suas marcas comerciais contra violações, auxiliando também com questões relacionadas à publicidade e propaganda.
Antes de você contratar um advogado empresarial é aconselhável tomar as seguintes medidas:
Verifique se o advogado tem experiência na área de atuação da sua empresa. Uma boa maneira é olhar em portais jurídicos e sites de recortes de publicações oficiais para tentar entender se o advogado realmente é atuante na sua área comercial.
Busque referências e feedbacks: Peça referências de outras empresas ou profissionais que já tenham trabalhado com o advogado em questão e peça feedbacks sobre o trabalho dele.
Certifique-se de que o advogado tem uma equipe qualificada que possa dar suporte ao seu trabalho e que possa lidar com questões complexas.
Verifique se o advogado está atualizado com as últimas leis e regulamentações, para garantir que ele possa lidar com questões legais atuais.
Assegure-se de que você e o advogado tenham uma comunicação clara, para garantir que ele entenda as necessidades e objetivos da sua empresa.
Tratando-se de uma área de negócios, não é forçoso dizer que os custos e taxas devem ser avaliados para que eles estejam de acordo com o orçamento da sua empresa.
É importante que você confie no advogado e que ele tenha afinidade com a sua empresa e sua cultura, para garantir que haja uma boa relação de trabalho.
Para contratar um advogado empresarial em Brasília DF e demais regiões basta você entrar em contato em um de nossos telefones constantes no sítio ou encaminhar um e-mail. Ficaremos gratos pela confiança!
Deixe um comentário